sexta-feira, 8 de março de 2013

" Vida longa às joias"

A revista Veja, de edição 2310 - ano 46 - número 9, do dia 27 de fevereiro de 2013 publicou nas páginas 106, 107 e 108 sobre cuidados e suas dicas com joias em geral, tais como: pedras preciosas, pérolas, prata, ouro e também os folheados.

Muitas de vocês podem não ter lido a matéria e por isso queremos compartilhar com vocês. É sempre bom dicas de conservação das joias e das semijoias, afinal, ambas precisam de cuidado para sua longevidade e beleza.

O que a Veja inicia dizendo: "Elas podem, sim, durar a vida toda e alem dela. Mas até o eterno diamante está sujeito a danos. Para manter intacto o solitário ou o colar de pérolas, é preciso cuidar muito bem dessas pequenas obras de arte. Danificar uma joia pode doer não só no bolso."

"Algumas joias foram feitas para ocasiões especiais. Não dá para praticar esportes radicais usando pedras preciosas", brinca Christian Hallot, embaixador da H. Stern no Brasil.


PÉROLAS

Apesar da origem marinha, as pérolas, por exemplo, devem ficar longe do mar.

Como limpar:  pérolas são extremamente delicadas. Após cada uso, limpe-as com uma flanela ou tecido de algodão seco. No máximo passe um pano úmido para remover sujeiras mais persistentes. Atenção: produtos químicos, mesmo os presentes em sabonetes, podem deixar as pérolas opacas - e o estrago é irreversível.
Como guardar: em contato com peças de metal, incluindo o próprio fecho do colar ou da pulseira, as pérolas sofrem arranhões. Por isso, cada joia deve ser guardada isoladamente, protegida por papel de seda, em uma caixa forrada de veludo ou camurça.
Para não danificar: cosméticos podem afetar o brilho e a cor das pérolas. "É a última peça a ser vestida, e a pele deve estar seca. Assim, depois de passar hidratante e perfume, espere pelo menos quinze minutos antes de vestir as joias de pérola", diz Luciana Marsicano, da joalheria Tiffany & Co. O cloro da piscina e a água do mar podem manchar as pérolas e danificar o fio que prende colares e pulseiras.

OURO 18K

Como limpar: mergulhe as joias por cinco minutos em um copo de água com cinco gotas de amônia para remover a oleosidade e devolver o brilho ao metal. Em seguida, enxágue em água corrente e seque bem. O método funciona para joias em ouro amarelo, branco ou rosé - com ou sem diamantes. As joias de ouro branco ganham um banho de ródio, um metal nobre que garante o aspecto platinado. Com o tempo, elas podem ficar amareladas e necessitar de um novo banho de ródio.
Para não danificar: o ouro 18 quilates, usado na joalheria, é composto de ouro (75%) e uma liga de metais mais resistentes, como cobre e prata. A combinação com esses outros metais confere a dureza necessária para a confecção e define a cor da peça - maior quantidade de cobre resulta no ouro rosé, por exemplo. É essa liga que, com o tempo, sofre oxidação natural. Mas a ação de fatores externos, como a transpiração, os cosméticos ou o cloro da piscina, acelera este processo.

PRATA

Como limpar: "O polimento com soluções caseiras, como creme dental e outros produtos abrasivos, pode causar riscos e arranhões, devido a fragilidade do metal", diz Rodrigo Robson, designer de joias daVivara. Vestigios de suor e impressões digitais do dia a dia exigem apenas um pano limpo e seco. Para sujeira visivel, como manchas de maquiagem, use espuma de sabão neutro e tecido macio. Polidores de prata podem remover arranHões superficiais, mas são indicados apenas para superfícies lisas.
Como guardar: para prevenir o escurecimento da prata, mantenha a joia envolta em um pedaço de tecido e dentro de um saco hermético, do tipo ziplock.
Para não danificar: evite entrar em piscinas usando acessórios de prata, pois o cloro acelera o escurecimento do metal.

FOLHEADOS

(Nós da María Guapa aconselhamos que tenham atenção especial para prolongarem a vida de suas semijoias)

Bijuterias e semijoias são confeccionadas com uma liga de metais comuns, como latao e níquel. As semijoias porém, recebem uma camada externa de metal nobre: ouro 18 quilates, prata ou ródio, que confere à peça o aspecto de ouro branco.

Outra diferença: grande parte das semijoias não apresenta níquel na composição, o que as torna hipoalergênicas - o níquel é um dos principais agentes causadores de alergia de contato. ( Como as semijoias da María Guapa)

A seguir os cuidados que devem ser dispensados às semijoias.

Banho: o ideal é retirar as semijoias na hora do banho. O vilão neste caso não é a água: resíduos de sabonetes e xampus costumam deixar opacos os cristais.

Cosméticos: depois de passar cremes e perfumes, espere a pele secar antes de vestir a semijoia. Evite também o contato com pomadas e outros medicamente tópicos, pois as substâncias químicas mancham o acessório.

Praia e piscina: cloro e maresia aceleram o processo de oxidação da liga metálica, e também escurecem os cristais e as pedras.

Limpeza: para remover transpiração e sujeira de acessórios de metal com ou sem cristais cravados, utilize apenas uma flanela seca ou um pano úmido.

Polimento: não é recomendável polir semijoias em casa. Se o produto nao for utilizado corretamente, pode manchar e escurecer o metal em vez de lhe dar brilho.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente! Queremos saber a sua opinião!