segunda-feira, 9 de maio de 2011

A importância dos acessórios


Acessórios sempre foram nossa grande paixão. Eles são capazes de transformar, incrementar, modificar e abrilhantar qualquer visual. Hoje eles são objetos de desejos que fazem os olhos de qualquer mulher brilhar.

Para entender um pouco mais sobre o universo destas peças encantadoras (e do qual fazemos parte), entrevistamos a coordenadora do Curso de Moda do Centro Universitário Moura Lacerda, Leda Braga Ferraz. Aqui ela fala sobre a origem dos acessórios, os chapéus do casamento real e a importância destas peças para o mercado da moda. Confira:

M.G - Os acessórios atualmente encontraram um lugar de destaque na moda brasileira. Diferentes materiais, cores, estilos surgem a cada dia. A senhora acredita que a demanda originou a oferta, ou a oferta criou a demanda?
Leda Braga: Se compreendermos acessórios de moda como tudo o que complementa o vestuário, como joias, sapatos, cintos, bolsas, eles têm uma importância grande por toda a história da moda. O que temos hoje é uma diversidade de materiais e de formas extraordinários. A joalheria contemporânea traz peças de designers que trabalham com materiais menos nobres, mas nem por isto pouco importantes. A cada coleção de roupas lançada, os estilistas já criam seus acessórios, hoje é até uma questão de sobrevivências das marcas. Recentemente, vimos no casamento da princesa Kate o uso de chapéus-escultura. Este é um acessório bem novo e ainda pouco difundido e nem sei se será um dia. Então é uma demanda localizada, para determinada ocasião e público.

M.G - Usar enfeites no corpo é uma prática super antiga. Há algum indício de quando começou essa paixão das mulheres por acessórios?
Leda Braga: a paixão por acessórios não se sabe de quando é, mas acessórios sempre existiram, ou como símbolo de status, ou como crença religiosa, ou uso funcional, ou proteção.

M.G - Qual o acessório mais antigo de que se tem notícia?
Leda Braga: é difícil precisar qual o acessório mais antigo, pois o ser humano sempre teve necessidade de se adornar, mas por motivos diversos. Pendurar um dente de animal no pescoço poderia querer dizer que ele tinha vencido a luta com uma caça. Colocar um calçado poderia ser uma necessidade de proteção e não com finalidade estética. Quando este uso foi mudando de finalidade não se sabe ao certo.

M.G - Homens também estão usando mais acessórios?
Leda Braga: Os acessórios masculinos eram chapéus, suspensórios, gravatas, neste sentido estão usando menos, ou melhor, outros. Agora usam pulseiras, anéis, acessórios mais parecidos com os femininos. O relógio e os óculos são itens que permanecem.

M.G - A mulher brasileira é, de fato, uma das mais vaidosas do mundo?
Leda Braga: a contar pelo número de cirurgias plásticas, cuidados com o corpo e cabelo, consumo de cosmético, podemos dizer que a mulher brasileira é das mais vaidosas. Talvez seja cultural, ou pela grande extensão de praias e nosso clima quente sejam alguns dos motivos para isto.


*Leda Braga é publicitária de formação e mestre pela Usp - São Paulo. Trabalha como professora no Centro Universitário Moura Lacerda desde 2000. Há quatro anos coordena o curso de Moda. Também desenvolve trabalhos como artista visual e mantém o blog Nós da Moda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente! Queremos saber a sua opinião!