quarta-feira, 20 de abril de 2011

Existe diferença entre pratas?

Sim, e muita!  Assim como o ouro, existem diversos tipos e gramaturas de prata e é muito importante conhecê-los para saber exatamente que tipo de jóia está levando para casa.

Como a prata é um metal muito duro (mais do que o ouro), ela precisa ser ligada a outros metais como o cobre. Assim ela adquire mais resistência para ser manipulada com as técnicas de joalheria. O que as diferente entre si é exatamente a quantidade de outros metais incorporados à prata pura.

Confira os tipos mais comuns de prata:

    - prata sterling: famosa prata 925, com 925 partes de prata e 75 partes de liga de cobre; bastante comum na Inglaterra; - prata 833: com 833 partes de prata pura e 167 partes de liga de cobre; bastante comum nos objetos portugueses; - prata 800: com 800 partes de prata pura mais 200 partes de cobre, uso abundante na Itália.

Prata de Lei
A chamada “prata de lei” é o tipo de prata que mais encontramos em joalheria e confecção de artefatos. Ela teve origem no Século XV e é chamada dessa forma por causa de uma lei de Portugal que assim definia o metal ligado com teor superior a 80% de prata pura.

Hoje a Prata de Lei é a prata 925 e 950. O que isso significa? Significa que tem 92,5 % ou 95% de prata e somente 7,5% ou 5% de outros metais para liga. Por isso, as peças de Prata de Lei são de melhor qualidade e durabilidade. E é com este tipo de material que a María Guapa trabalha. Um exemplo é a correntinha de coroa, uma das peças mais vendidas.

Mas atenção: muitas peças são vendidas no mercado como prata mas não são as Pratas de Lei. São de inferior qualidade, as chamadas Prata 600, que significa que tem 60% de prata e 40% de outros metais que lhe servem como liga. Portanto é sempre importante conhecer a procedência do produto e também se informar sobre o tipo de metal utilizado na sua jóia.

Atualmente, a Tailândia, a Itália e a China são os maiores produtores de jóias em prata do mundo. 


(Com informações daqui e daqui)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente! Queremos saber a sua opinião!